Criando uma aplicação WebCenter Portal Framework

Por Waslley Souza
Postado em Julho 2014


Segundo a documentação oficial, uma aplicação WebCenter Portal Framework é uma aplicação ADF web padrão, que possui funcionalidades de portal, por exemplo, navegações, páginas, templates de página, etc.

Certo, mas qual a finalidade de um portal? A finalidade de um portal é servir como um centro aglomerador e distribuidor de serviços e informações variadas de outros sites e portais.

Você com certeza já deve ter acessado um grande portal de conteúdo, aqueles que parecem possuir uma quantidade infinita de serviços e informações. Algumas dessas informações podem não fazer parte do portal, mas de um site parceiro. O site da Oracle é considerado um portal.

Um portal deve possibilitar o desenvolvimento de novas funcionalidade em tempo de desenvolvimento, deve ser bastante flexível para lidar com o conteúdo de outras fontes de informação, deve fornecer algumas funcionalidades básicas, como por exemplo, controle de acesso e sistema de busca. Claro, não se deve esquecer que tudo isso possa ser gerenciado e configurado em tempo de execução.

Nesse artigo iremos fazer a utilização do WebCenter Portal Framework para criar uma aplicação simples com duas páginas. A primeira será criada em tempo de desenvolvimento (design-time) utilizando o JDeveloper 11g, e a outra será criada em tempo de execução (runtime) utilizando o WebCenter Portal Administration Console e WebCenter Composer.

Para criar uma aplicação WebCenter Portal Framework, devemos utilizar o JDeveloper 11.1.1.7 configurado com as extensões do WebCenter Portal 11.1.1.8.

Criando a aplicação

No JDeveloper, navegue até File | New.
Na janela que foi aberta, navegue até General | Applications, selecione WebCenter Portal Framework Application, e clique em OK.

Informe o nome da aplicação, por exemplo MyFirstWebCenterApp, e o pacote padrão, por exemplo br.com.waslleysouza.
Como não iremos fazer nenhuma alteração nos projetos que serão criados, clique em Finish.

O template WebCenter Portal Framework Application cria uma aplicação com dois projetos: Portal e PortalWebAssets. O projeto Portal irá conter todas as funcionalidades necessárias para criação do portal, e o projeto PortalWebAssets irá conter apenas recursos estáticos, como por exemplo, HTML e imagens.

A aplicação é criada com uma estrutura padrão, possibilitando a sua execução.
Para executar, clique com o botão direito no projeto Portal e selecione Run.

Criando uma página em tempo de desenvolvimento

Para criar a primeira página da nossa aplicação em tempo de desenvolvimento (design-time) devemos utilizar o JDeveloper.

No projeto Portal, navegue até Web Content | oracle | webcenter | portalapp | pages, clique com o botão direito em pages e selecione New.

Navegue até Web Tier | JSF, selecione JSF Page e clique em OK.

Informe o nome da página, por exemplo MyPage1.
A aplicação que foi criada já está configurada para utilizar um template padrão, e na nossa página iremos utilizar o mesmo template. Para isso marque a opção Page Template e selecione Globe Page Template.
Clique em Ok.

Pronto, a página foi criada!
Para inserir inserir texto na página, vá até a seção Layout do painel Component Pallete, selecione o componente Panel Group Layout, arraste-o até o painel Structure e solte-o dentro do nó content.
Content é a região do template onde podemos inserir conteúdo especifico por página.


Clique com o botão direito sobre o componente af:panelGroupLayout, vá até a opção “Insert inside af:panelGroupLayout” e selecione o componente Output Text.

Repita o processo para que sejam criados dois componentes af:outputText.

Selecione o primeiro af:outputText, e no painel Property Inspector, altere as propriedades Value para “MyPage1” e Bold para “bold”. A propriedade InlineStyle será preenchida automaticamente.

Selecione o segundo af:outputText, e no painel Property Inspector, altere a propriedade Value para “A página MyPage1 foi criada em design-time utilizando o JDeveloper, para demonstração da criação de páginas em uma aplicação WebCenter Portal Framework.”.

O padrão de layout do componente af:panelGroupLayout é horizontal, devemos alterá-lo para vertical para que os textos sejam mostrados em linhas separadas. Selecione o af:panelGroupLayout no painel Structure e no painel Property Inspector altere a propriedade Layout para “vertical”.

Agora precisamos adicionar um link para a página MyPage1 no menu do portal.
No projeto Portal, navegue até Web Content | oracle | webcenter | portalapp | pagehierarchy e abra o aquivo pages.xml.

No menu em árvore, selecione o nó Root e clique em +.
Navegue até pages, selecione a página MyPage1.jspx e clique em Open.

Nesse momento não precisamos configurar a segurança da página, pois elas serão herdadas do Nó pai, nesse caso Root. Para que um link seja apresentado no menu precisamos apenas da permissão de visualização (view).

Salve tudo.
Para testar a aplicação, execute o projeto Portal.

Criando uma página em tempo de execução

Para que possamos criar a segunda página da nossa aplicação em tempo de execução (runtime) devemos utilizar o WebCenter Portal Administration Console, e depois o WebCenter Composer para editá-la.

Primeiro precisamos fazer login na aplicação para termos acesso ao WebCenter Portal Administration Console. Iremos utilizar o usuário weblogic, que por ser um administrador, possui todas as permissões necessárias.

Após fazer o login, acesse a opção Administration.

No menu Páginas da aba Ativos podemos perceber que são listadas todas as páginas que existem no portal, nesse caso, Home e MyPage1.

Clique em Criar Página, para criar uma nova página.
Informe o nome, por exemplo MyPage2, e deixe as outras opções com o valor padrão.
Clique em Criar.

A página MyPage2 foi criada e agora ela aparece na listagem.
Para que ela apareça no menu, é necessário marcar a opção Mostrar Página.

Para adicionar algum conteúdo a página, precisamos acessar o WebCenter Composer.
Clique no ícone de ações e selecione Editar Página.

Clique em + Acrescentar Conteúdo.
Na janela de conteúdo navegue até Web Development, acrescente um componente Text e clique em Fechar.

Clique em Editar Texto e insira um texto no componente.
Clique em Edição Concluída, para finalizar a edição do texto.

Para finalizar a edição da página, clique em Fechar.

Pronto, agora a aplicação possui duas páginas, uma criada em design-time e outra em runtime.

Referência:

Oracle Fusion Middleware Developing Portals with Oracle WebCenter Portal and Oracle JDeveloper
11g Release 1 (11.1.1.8.3) - http://docs.oracle.com/cd/E29542_01/webcenter.1111/e27739/toc.htm

Waslley Leandro de Souza, é Consultor Oracle com foco em tecnologias Oracle Fusion Middleware e SOA. Pós-graduado em Engenharia de Software com ênfase em SOA e bacharel em Ciências da Computação. Possui as certificações: Oracle Application Development Framework 11g Certified Implementation Specialist; Oracle WebCenter Portal 11g Certified Implementation Specialist; Oracle Certified Expert, Java Platform, EE 6 Web Component Developer; Oracle Certified Professional, Java SE 6 Programmer.