Atualizando a versão do Oracle Virtualbox

Por Rodrigo Almeida
Postado en outubro 2011

Hoje iremos realizar os passos necessários para atualizar o Oracle Virtualbox instalado em Microsoft Windows 7 para deixar o nosso ambiente de virtualização atualizado com os últimos pacotes de correção fornecidos pelo site virtualbox.org através dos novos executáveis-

O processo de atualização do software do Oracle Virtualbox é bem simples e rápido dependendo do hardware que está trabalhando, o que irá ajudar na performance do processo propriamente dito é a velocidade do seu link de internet para realizar o download do novo executável.

Um recado importante para os usuários do Oracle Virtualbox, é que as versões que estou utilizando nesse artigo é a versão Oracle Virtualbox 4.0.8 e vou atualizar para a última versão disponível no site, que é a versão Oracle Virtualbox 4.0.12, lembre-se que o passos de atualização são os mesmos para qualquer versão 4.0.*, assim sendo, se você estiver com uma versão do Oracle Virtualbox inferior a versão 4.0.12, o processo de atualização abaixo será o mesmo. Ok!

Portanto, vamos iniciar o nosso processo de atualização do Oracle Virtualbox, abaixo seguem os passos:

1) Abra o seu Oracle Virtualbox

Abra o seu Oracle Virtualbox

2) Verifique sua atual versão instalado

Verifique sua atual versão instalado
Para verificar sua versão, acesse:
Menu AJUDA e clique em “Sobre Virtualbox…”, irá aparecer uma tela como está acima.

3) Verifique as atualizações disponíveis para o Oracle Virtualbox

Verifique as atualizações disponíveis para o Oracle Virtualbox

Para procurar por atualização, acesse:

Menu AJUDA e clique em “Verificar por atualizações”, a mensagem abaixo irá aparecer na sua console:

Verificar por atualizações

Clique no link http://download.virtualbox.org/virtualbox/4.0.12/VirtualBox-4.0.12-72916-Win.exe, deste modo, irá iniciar o download do novo executável do Oracle Virtualbox.

iniciar o download do novo executável do Oracle Virtualbox

Após terminar o download do novo executável, basta clicar sobre o arquivo VirtualBox-4.0.12-72916-Win.exe e iniciar o processo de atualização, como está abaixo:

iniciar o processo de atualização

Conforme as regras de segurança do Microsoft Windows, será exibido uma mensagem informando se deseja executar o arquivo que acabamos de realizar o download, e clicando em EXECUTAR, iremos avançar nos próximos passos de atualização.

4) Iniciando o processo de atualização

Iniciando o processo de atualização

A mensagem acima é de Boas-Vindas ao Oracle Virtualbox 4.0.12, basta clicar em NEXT.

5) Tela de Customização

Tela de Customização

Essa tela de “Custom Setup” iremos informar todos os componentes que serão instalados ou atualizados pelo Oracle virtualbox, para não ocorrer nenhum problema com o seu Oracle VirtualBox durante sua utilização, marque todas as opções, principalmente as bibliotecas Python que são fundamentais ao Oracle VirtualBox.
Ao selecionar todas as opções como está na imagem acima, clique em NEXT.

6) Criação de Atalhos

Criação de Atalhos

Nesse momento, você irá mencionar apenas se deseja criar atalhos na sua área de trabalho e barra de tarefas, tela totalmente opcional durante o processo de atualização e/ou instalação, no exemplo, deixei todas as opções selecionadas, e clique em NEXT.

7) Interfaces de rede

Interfaces de rede

Para resumir o processo de atualização do Oracle Virtualbox, nada mais é, um novo processo de instalação do produto com uma nova versão, e deste modo, durante o processo o VirtualBox irá reinstalar as interfaces de rede da sua atual instalação, assim sendo, a placa de rede estará temporariamente indisponível durante o processo.
Não é necessário nenhuma iteração, basta clicar em NEXT.

8) Início do processo de atualização

Início do processo de atualização

Ao reinstalar os recursos de rede no passo anterior, agora o Virtualbox irá iniciar o processo de atualização de todos os seus arquivos que já estão instalados no seu computador, deste modo, basta clicar em INSTALL.

Abaixo a tela de progresso da atualização.

Abaixo a tela de progresso da atualização

Se aparecer a mensagem abaixo, não se assuste.

Se aparecer a mensagem abaixo, não se assuste

Caso a mensagem acima apareça durante o processo de atualização, basta selecionar a opção “Close the applications and attempt to restart them” para continuar com o processo, essa mensagem é causada porque você está com o console do Oracle VirtualBox aberto durante o processo de instalação, escolhendo a opção acima, o software será fechado e o processo de atualização continuará como mostra a imagem abaixo.

Oracle VirtualBox aberto durante o processo de instalação

9) Finalização da instalação

Finalização da instalação

Ao finalizar o processo de instalação, a tela acima será exibida informando que o Oracle Virtualbox foi instalado com sucesso, ou seja, caso já possuía uma versão do Oracle VirtualBox instalado, o processo de atualização foi realizado com êxito.
Ao clicar em FINISH, o processo de atualização está terminado.

10) Validação

Para sabermos se ocorreu tudo bem em nosso processo de atualização, vamos verificar algumas informações para validar o nosso processo, para isso, abra a console do Oracle VirtualBox como foi demostrado no passo 1.

Dentro do console do Oracle VirtualBox, acesse o menu AJUDA e clique em “Sobre o VirtualBox…”, como realizamos no passo 2.

Validação

No passo 2, nosso Oracle Virtualbox estava na versão 4.0.8, após o processo de atualização, deverá mostrar a versão 4.0.12 como está na imagem acima. Outra tarefa que pode realizar é acessar o menu AJUDA e clicar em “Verificar por atualizações”, como foi feito no passo 3 e foi exemplificado na imagem abaixo:

Verificar por atualizações

Caso ocorreu tudo bem com a sua instalação, então…

Caso ocorreu tudo bem com a sua instalação, então

A mensagem acima será exibida para você, ou seja, você já está com a última versão do Oracle Virtualbox instalado.

Para concluir, como mencionado inicialmente, este processo de atualização é válido para todas as versões do Oracle Virtualbox que está abaixo da versão 4.0.12, deixando o seu Oracle VirtualBox sempre atualizado, você terá benefícios como:

1. BUGS resolvidos; 2. Algumas novas funcionalidades dependendo da versão, necessário ler a documentação da versão; 3. Bibliotecas Python atualizadas para não causar incompatibilidade com o seu sistema operacional host; 4. Problemas com interfaces de rede resolvidos; 5. Problemos do vboxmanager resolvidos e muitos outros benefícios.

Como sempre dizemos, o Oracle Virtualbox é um software de virtualização leve, prático, rápido e muito fácil de utilizar, excelente opção para estudantes de tecnologia da informação, vale muito a pena termos ele instalado e atualizado com as últimas versões.




Postado por Rodrigo Almeida. Bloggers regionais Externo mas que conhecemos.