Sascar Consolida Infraestrutura de TI de Sistema de Administração de Frotas e Acelera Acesso a Dados por Clientes com Plataformas Engineered Systems
 
 

Sascar Consolida Infraestrutura de TI de Sistema de Administração de Frotas e Acelera Acesso a Dados por Clientes com Plataformas Engineered Systems

  • Oracle Customer:  Sascar
    Location:  São Paulo, Brasil
    Industry:  Viagens e Transporte
    Employees:  850
    Annual Revenue:  $100 to $500 Million

A Sascar é especializada em soluções de monitoramento de veículos em tempo real com tecnologia inovadora e escalável, que permitem economias relevantes em função de um melhor uso da frota, redução com custos operacionais e aumento da produtividade e lucratividade para as operações de transporte.

A empresa oferece soluções de desenvolvimento próprio e tecnologias GSM/GPRS e satélite para rastrear e monitorar veículos, fornecendo informações que ajudam os seus clientes no gerenciamento de frotas e risco e as indústrias de transporte a melhorarem a sua segurança e produtividade. A Sascar conta com mais de 200 representantes, está presente em 23 Estados brasileiros e oferece atendimento via central telefônica 24x7 com mais de 200 posições, além do autoatendimento via web para monitorar mais de 230 mil veículos ativos, permitindo aos gerentes de logística e transporte de seus clientes monitorarem dados das operações de transporte em tempo real via internet.

A Sascar mantém diariamente em seu portal web cerca de 5 mil acessos simultâneos de um total de 116 mil usuários cadastrados de 15 mil empresas. Para suportar esse alto volume de transações, a empresa iniciou um projeto de modernização da infraestrutura de TI, incluindo a substituição de aproximadamente 70 servidores pelo Oracle Exadata Database Machine e Oracle Exalogic Elastic Cloud.

Além de suportar os sistemas de missão crítica da Sascar – que acompanham os trajetos e rotas dos veículos, velocidade e quilometragem de transportes de carga, passageiros e motocicletas de clientes – o Oracle Exadata e Oracle Exalogic criaram a base para o Oracle Weblogic Suite 11g e o Oracle SOA Suite, oferecendo mais velocidade nas consultas de clientes sobre a localização dos veículos.

Ao consolidar suas aplicações em um ambiente de TI mais robusto com excelente desempenho, que responde com estabilidade e agilidade, a Sascar acelerou o processamento de dados e simplificou a manutenção do setor de TI, o que é essencial para uma empresa focada no monitoramento de veículos em tempo real.

 
Infraestrutura Reforçada Para Mais Desempenho

A word from Sascar

  • "O Oracle Exadata Database Machine e Oracle Exalogic Elastic Cloud nos permitem fornecer dados em tempo real para os nossos relatórios de gestão, servindo como plataforma para as nossas aplicações de desenvolvimento próprio de gestão de frota e aplicações de telemetria. Com a Oracle, proporcionamos um monitoramento de veículos mais eficiente e mais seguro para os nossos clientes." – Cristian Simons, Gerente de Desenvolvimento de Sistemas, Sascar.

As informações de veículos coletadas pela Sascar geram atualmente até 5 mil mensagens por segundo. A antiga infraestrutura não tinha capacidade de suportar esse volume, enviando aproximadamente 20% das mensagens para uma fila de backup e eventualmente causando atrasos de processamento. O novo sistema é construído para escalar 50 mil mensagens por segundo, 10 vezes mais que o valor atual.

A nova infraestrutura de TI consolidada no Oracle Exadata Database Machine e Oracle Exalogic Elastic Cloud também ajudou a Sascar a solucionar questões estruturais, como falta de espaço para storage e baixa performance de sistemas do core business.

Ao migrar para Oracle Exadata Database Machine, a empresa implementou também o Oracle Hybrid Columnar Compression, alcançando um índice de compressão 10 vezes superior do volume dos dados—suportando o crescimento de dados da Sascar de seis gigabytes diários e reduzindo gastos ao minimizar a necessidade de adquirir novas mídias de armazenamento em aproximadamente 50%.

Com foco em garantir a prestação de serviço de qualidade aos clientes, a companhia aumentou sua capacidade de processamento, consolidando todas as aplicações Java no Oracle Exalogic Elastic Cloud, aumentando consideravelmente a disponibilidade dos sistemas e oferecendo aos clientes acesso rápido às informações de suas frotas e cargas. A melhora no tempo de resposta da aplicação é importante para os clientes da Sascar, já que utilizam dados, como tempo de parada, excesso de rotações, velocidade e freadas para tomar decisões que podem resultar na redução do consumo de combustível, menor desgaste do veículo, diminuição de acidentes na estrada e melhor programação de manutenções.

“O Oracle Exalogic Elastic Cloud é feito sob medida para rodar o Oracle WebLogic Suite e o Oracle SOA Suite, sobre as quais rodamos nossa plataforma web acessada pelos clientes, além de outras ferramentas que usamos para determinar a posição de veículos e de trajetos nas últimas horas, dias ou meses”, explica Cristian Simons, Gerente de Desenvolvimento de Sistemas da Sascar.

 
Alta Disponibilidade e Segurança

 
 

 
 

Challenges

A word from Sascar

  • "O Oracle Exadata Database Machine e Oracle Exalogic Elastic Cloud nos permitem fornecer dados em tempo real para os nossos relatórios de gestão, servindo como plataforma para as nossas aplicações de desenvolvimento próprio de gestão de frota e aplicações de telemetria. Com a Oracle, proporcionamos um monitoramento de veículos mais eficiente e mais seguro para os nossos clientes." – Cristian Simons, Gerente de Desenvolvimento de Sistemas, Sascar.

  • Criar uma infraestrutura de TI estável, de desempenho superior e que permita à empresa se dedicar mais aos seus sistemas próprios, que sustentam todas as suas operações
  • Acelerar o processamento de dados dos aplicativos da Sascar, que necessitam prover em tempo real dados de telemetria de 230 mil veículos a 15 mil empresas e processar o envio de 5 mil mensagens por segundo
  • Expandir a capacidade de armazenamento dos dados de clientes e frotas que vinham em forte crescimento pelo lançamento de serviços de dados em smartphones e via web

Solutions

  • Substituiu cerca de 70 servidores pelo Oracle Exadata Database Machine e Oracle Exalogic Elastic Cloud, elevando o desempenho e disponibilidade dos sistemas de missão crítica da empresa para o monitoramento de veículos e gestão de frotas e cargas
  • Substituiu aplicações mais antigas por um sistema moderno, baseado em Java construído sobre Oracle WebLogic Suite e Oracle SOA Suite que possuem uma alta capacidade para o crescimento
  • Ampliou significativamente a taxa de compressão de dados com o Oracle Hybrid Columnar Compression, reduzindo a necessidade de agregar mídias de armazenamento para acompanhar o crescimento dos serviços de dados em smartphones e via web
  • Ampliou a segurança do ambiente de TI com a capacidade da plataforma Oracle Exadata Database Machine de autodiagnosticar falhas, permitindo ao setor de TI tomar ações corretivas antes que os sistemas de missão crítica da empresa sejam afetados
  • Integrou o monitoramento de veículos, carga e gestão de frotas e dados de telemetria para oferecer informações de carga e rota consistentes e de alta qualidade para os clientes

Why Oracle

Após considerar alternativas de mercado, a Sascar optou pelo Oracle Exadata Database Machine e Oracle Exalogic Elastic Cloud pelo excelente custo-benefício.

“Além dos benefícios tecnológicos de compressão de dados, memória e capacidade de processamento, o Oracle Exadata Database Machine e Oracle Exalogic Elastic Cloud nos permitiram reduzir uma grande quantidade de servidores, economizando espaço físico e reduzindo custos com manutenção”, afirma Cristian Simons, Gerente de Desenvolvimento de Sistemas, Sascar.

Implementation Process

Antes da implementação do Oracle Exadata Database Machine e Oracle Exalogic Elastic Cloud, a Sascar realizou várias provas de conceito.

“Testamos a capacidade do Oracle Exadata Database Machine e Oracle Exalogic Elastic Cloud utilizando aplicativos desenvolvidos especialmente para este fim. Além de comprovar uma melhora de performance significativa, colocamos o sistema em produção sem afetar a continuidade dos negócios”, conta Simons.

Partner

A equipe da Service IT Solutions apoiou a Sascar na migração para Oracle Exadata Database Machine e Oracle Exalogic Elastic Cloud.

“Os profissionais da Service IT Solutions entenderam a demanda dos nossos negócios, bem como as soluções Oracle que adotamos e isso nos ajudou a aproveitar melhor os nossos recursos”, diz Simons.