Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) Aumenta Eficiência em Projetos Sustentáveis e Desenvolve Solução Para Identificar Áreas de Proteção Ambiental
 
Oracle 1-800-633-0738
Find an Oracle Specialized Partner
Oracle Customer Programs
 
 

Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) Aumenta Eficiência em Projetos Sustentáveis e Desenvolve Solução Para Identificar Áreas de Proteção Ambiental

A Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), também conhecida como Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (DF), é uma empresa do Governo Federal e do Governo do Distrito Federal. Ao administrar terras públicas e oferecer empreendimentos imobiliários sustentáveis, a empresa promove o desenvolvimento econômico-social e a qualidade de vida da população da região do Distrito Federal (DF). Criada em 1972, a empresa gerencia o patrimônio imobiliário do Distrito Federal através do uso, aquisição, incorporação, oneração ou alienação de bens, assim como realiza, direta ou indiretamente obras e serviços de infraestrutura e obras viárias no Distrito Federal.

A Terracap, vencedora do Oracle Eco-Enterprise Innovation de 2012, é responsável pela venda de terrenos e urbanização do bairro Noroeste, o primeiro sustentável do Brasil. Os 220 edifícios do empreendimento de 243 hectares contam com aquecimento solar, área de reciclagem e tratamento de água da chuva e coleta de lixo, evitando o tráfego de caminhões de lixo e reduzindo a emissão de poluentes. Além disso, a empresa utiliza lâmpadas de LED (Light Emitting Diode) na iluminação pública, reduzindo o consumo de energia.

Ao longo de sua construção, o bairro Noroeste cumpriu com estritas normas ambientais, seguindo a regra de emissão de gases estabelecida pelo Protocolo de Kyoto. Em 10 anos, o empreendimento terá economizado 113 milhões de Quilowatts , o que significa uma redução de 18 mil toneladas de dióxido de carbono equivalente emitido. Além disso, a empresa reciclou e reutilizou cerca de 50% do lixo gerado durante a obra.

A Terracap possui um departamento responsável pela análise de viabilidade econômica de projetos de sustentabilidade, como por exemplo, a reutilização de água de chuva para a limpeza de áreas comuns. Neste contexto, a tecnologia da Oracle ajudou a Terracap a garantir o cumprimento de diretrizes e o monitoramento de métricas ambientais de forma mais eficiente. Além disso, a empresa utilizou o Oracle Business Process Management Suite, 11g para substituir o modelo baseado em memorandos na avaliação de viabilidade, acelerando a tomada de decisões pela equipe gerencial. A emissão de relatórios ficou 50% mais rápida, com a automatização do processo, além do aumento na consistência dos dados.

A empresa utiliza o Oracle Spatial and Graph para desenvolver uma solução de georreferenciamento que disponibiliza dados e imagens sobre edificações, sistemas hidrográfico e viário locais e áreas de proteção ambiental. Com esse sistema, a Terracap pode analisar detalhadamente os terrenos e sua topografia, garantindo a oferta de empreendimentos imobiliários seguros e sustentáveis ao minimizar o impacto ambiental.

A word from Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap)

  • "O Oracle Business Intelligence Enterprise Edition, 11g nos permitiu ser mais eficientes no gerenciamento de imóveis, através do planejamento do uso de áreas para os segmentos residencial e comercial. Além disso, contribuiu para analisar mais rapidamente a viabilidade de futuros projetos, minimizando o impacto ambiental." – Geraldo Rodrigues Soares, Coordenador de Informática, Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap)

 
 

 
 

Why Oracle

“A Terracap busca a excelência em sustentabilidade e com o Oracle Business Intelligence Enterprise Edition, 11g, pudemos definir e aplicar métricas ambientais de forma mais eficiente, especialmente no projeto Noroeste. O Oracle Spatial and Graph nos ajudou a analisar e cruzar dados de grande volume com muita rapidez e performance”, afirma Geraldo Rodrigues Soares, Coordenador de Informática, Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap)