Press Release

Studio Z Calçados dá passos largos para melhorar o planejamento de estoque com o Oracle Cloud

Varejista brasileira de calçados utiliza Oracle Retail para digitalizar e executar melhor os planos de compra

Santa Catarina, Brasil e Austin, TexasSeptember 29, 2021

Studio Z Calçados entrega as últimas tendências da moda em calçados para  10 milhões consumidores no Brasil. A empresa familiar de 46 anos vende calçados online e por meio de 104  lojas em 16 estados brasileiros. Para oferecer as últimas novidades rapidamente e a um preço competitivo, Studio Z usa a tecnologia Oracle Retail para desenvolver melhor, reconciliar e aprovar planos de estoque de forma mais rápida e eficiente. Com o Oracle Retail Merchandise Financial Planning, a empresa se expandirá ainda mais em todo o território brasileiro. A varejista se transformará, passando de um modelo tradicional de vendas de calçados em um híbrido de vendas presencial e online para oferecer suporte a mudanças de estoque mais rápidos e maiores volumes de vendas.

“Conforme a empresa reestruturou seus processos, tornou-se necessário revisar as ferramentas de gerenciamento do ciclo de vida do produto e de planejamento financeiro do estoque”, disse Fabiano Mombach, chefe de planejamento da Studio Z. “Nosso modelo de negócios exige agilidade e revisão periódica dos planos. A solução Oracle Retail incorpora as melhores práticas do setor para otimizar o planejamento financeiro de mercadorias e implementar um novo conceito de planejamento para nossa operação, que oferece o controle e a flexibilidade que precisamos para escalar".

A solução Oracle Retail Merchandise Financial Planning ajuda varejistas como a equipe da Studio Z a planejarem investimentos em estoque na pré-temporada e na temporada atual. A solução centraliza o processo de planejamento e alinha os principais indicadores financeiros, como vendas, receita, estoque, lucro bruto e a abertura de compra (open-to-buy). A Studio Z oferece mais de 8 mil modelos de calçados de marcas próprias e de terceiros, representando uma média de  90 mil SKUs.

Membro do Oracle PartnerNetwork (OPN), a Fidentech trabalhou com a Oracle e Studio Z na implementação. A Fidentech é especializada em planejamento e previsão de demanda de varejo e demonstrou uma compreensão clara dos objetivos e prazos do cliente que ajudaram a otimizar o projeto e garantir uma entrada em operação bem-sucedida.

A indústria calçadista exige monitoramento e revisão constantes dos comportamentos de compra. Ao adotar uma abordagem holística para o planejamento, a Studio Z pode revisar as metas no meio do ano e ajustar seu plano conforme necessário. Antes de implementar Oracle, a empresa planejou principalmente com o Microsoft Excel. Com as soluções Oracle Retail, a Studio Z ganhou um novo nível de visibilidade e agilidade para revisar seu plano detalhadamente por loja e por categoria, reduzindo a possibilidade de erros, diminuindo significativamente o estoque desnecessário e melhorando a governança.

"O mercado de moda de calçados exige velocidade e escalabilidade", disse Mike Webster, vice-presidente sênior e gerente geral da Oracle Retail. "Compradores de varejo e equipes de planejamento, como os do time da Studio Z, estão aproveitando as soluções de planejamento da Oracle Retail para maximizar vendas, margem e melhorar o planejamento de estoque em jornadas digitais e de clientes".

Contact Info

Sobre a Oracle

A Oracle oferece suítes integradas de aplicativos, além de infraestrutura segura e autônoma no Oracle Cloud. Para obter mais informações sobre a Oracle (NYSE: ORCL), visite-nos em www.oracle.com.

Marcas Registradas

Oracle, Java e MySQL são marcas registradas da Oracle Corporation.