Oracle Cloud: passo a passo para criar um banco de dados Oracle na nuvem (Parte I)
Por Kamran Aghayev A.
, Joel Pérez
& Franky Weber F. (OCE),
Postado em Fevereiro 2017
Parte II. Oracle Cloud: passo a passo para criar um banco de dados Oracle na nuvem
Nós vamos compartilhar nestasérie de artigos os passos necessários para criar um banco de dados Oracle na nuvem (Oracle Cloud). Vamos criar um database service, criar um segundo banco de dados na mesma máquina usando silente mode, acessar a máquina na nuvem através do SSH e monitorar o banco de dados utilizando o OEM.
Antes de mais nada, tenha certeza que você possui uma conta Oracle. Acesse oracle.com e clique em "Register" para criar sua conta Oracle gratuita. Em posse desta conta, acesse cloud.oracle.com, selecione "Compute" a partir do link do menu de infraestrutura e clique em "Try It" para conseguir uma conta gratuita por 1 mês (não é necessário informar dados bancários ou qualquer método de cobrança, ao fim do período seu acesso é simplesmente expirado). Então, faça login com sua conta Oracle e registre-se para uma conta na nuvem. Tenha certeza de não utilizar e-mails genéricos como gmail, hotmail, yahoo, etc. Use um e-mail privado/corporativo.
Depois de conseguir seu registro você vai receber um e-mail com suas credenciais de acesso. Clique no link especificado no e-mail, forneça seu usuário e senha e faça login na sua conta na Oracle Cloud. Clique no link Oracle Database Cloud Service.

Clique no link do campo "My Service URL" para acessar a lista de cloud services que você tem disponíveis.

Se você ainda não fez o login, a página de login irá aparecer. Use seu usuário e senha fornecidos no e-mail quando você fez o cadastro e efetue o login.

Em seguida, o dashboard Oracle Cloud Services dashboard será mostrado.

Para criar e gerenciar instâncias de bancos de dados, clique em "Open Service Console" no menu do Database, como mostramos abaixo.

Nessa página estão listados os database services. Aqui temos 2 database services: myfirstdb e myseconddb. Temos 7.5 GB de memória de 150 GB de armazenamento para cada serviço.

Clique em "Delete" no menu de cada database service para excluir o banco de dados.

Após excluir todos os bancos de dados, clique em "Create Service" para criar um novo banco de dados.

Selecione a opção "Oracle Database Cloud Service" para criar um banco de dados utilizando o utilitário. Nas opções de cobrança (Billingfrequency) você tem duas opções: Hourly (por hora) e Monthly(mensal). Não faz muito sentido quando usamos uma conta gratuita, então selecione qualquer uma e clique em Next.

Para a versão do software temos 3 opções: 11.2, 12.1 e 12.2. Escolha a que desejar e clique em Next.

Para a edição do software de banco de dados, temos 4 opções:
- Standard Edition
- Enterprise Edition
- Enterprise Edition – High Performance
- Enterprise Edition – Extreme Performance
Verifique a documentação para saber mais sobre os recursos disponíveis em cada edição:
Home / Cloud / Oracle Database Cloud Service/ Using Oracle Database Cloud Service/ About Database Cloud Service Database Deployments/ Oracle Database Software Package
Selecione a opção "Enterprise Edition" e clique em Next.

Na próxima página você será solicitado a providenciar uma chave SSH pública para o serviço. Para isso, use o Putty Key Generator para gerar a chave pública. Clique no botão Generate e mova o mouse sobre a área vazia do campo Key para gerar alguma ação até que a chave seja criada completamente.

A chave SSH será gerada. Forneça uma senha e clique em "Saveprivatekey" para salvar esta chave como uma chave privada.

Para salvar a chave como chave pública, copie o texto e salve com a extensão ".pub".


Insira este arquivo no campo "SSH Public Key" do assistente de criação do database service.

Escolha um nome para o serviço, defina um tamanho para a área de armazenamento, um modelo para o "Compute Shape" e o que mais julgar necessário, então clique em Next.

Revise as informações e clique no botão "Create" para criar o serviço.

Clique no link "In Progress" para acompanhar o processo de criação do database service.

Depois de algum tempo o serviço estará criado.

Clique no link "proddb" para abrir o serviço.

Assim finalizamos a primeira parte deste passo a passo. Na segunda parte vamos cobrir os seguintes tópicos:
- Conexão a um banco de dados na nuvem;
- Edição de regras de segurança;
- Acesso a console do OEM;
- Criação do banco de dados em silentmode;
- "Scaleup" de serviço.
Esperamos que este conteúdo seja útil e convidamos a continuar lendo nossas próximas publicações a respeito de Oracle Cloud.
Kamran Aghayev A. é um Oracle Certified Master, Oracle Clusterware Certified Expert e RAC ImplementationSpecialist, Oracle Certifie Professional (9i, 10g, 11g) e Oracle ACE Director, trabalha como líder de uma equipe de DBAs na AzerCell Telecom LLC. É autor dos livros Oracle Backup and Recovery: Expert secrets for using RMAN and Data Pump e do livro Oracle Certified Master 11g Exam Guide. Ele mantém o popular blog kamranagayev.com onde compartilha suas experiências e contribui regularmente para grupos, fóruns, encontros de grupos de usuários e eventos ao redor do mundo. É um palestrante frequente e já apresentou em vários países, mais recentemente nos EUA, Japão, China, Índia, Argentina, Uruguai, Panamá, Costa Rica, México, Guatemala, Finlândia e Turquia. É o presidente do Azerbaijan Oracle User Group (AzerOUG) e também leciona aulas sobre administração de banco de dados Oracle na Qafqaz University.
Joel Pérez é um DBA (Oracle ACE Director, MaximumAvailability OCM, OCM CloudAdmin. & OCM12c/11g) Especialista com mais de 16 anos de experiência real no mundo da tecnologia Oracle, especializada na concepção e implementação de soluções: Nuvem, alta disponibilidade, recuperação de desastres, Upgrades, replicação e toda a área relacionada com bancos de dados Oracle. Joel serve como "Chief Technologist & MAA, TEM Architect" para www.Enmotech.com Yunhe ENMO (Beijing) Technology Co. Ltd. Beijing, China.
Franky Weber Faust atua como administrador de banco de dados Oracle e MySQL no PagSeguro, tem 26 anos, é graduado em Tecnologia em Bancos de Dados e iniciou sua carreira trabalhando num projeto internacional da Volkswagen com os bancos de dados DB2 da IBM, SQL Server da Microsoft e também com o Oracle e desde o início direcionou seus estudos para as tecnologias Oracle. É especialista em tecnologias de Alta Disponibilidade como RAC, Dataguard e GoldenGate e compartilha seus conhecimentos no blog loredata.com.br. Possui as certificações OCE SQL, OCA 11g, OCP 12c, OCS RAC 12c e OCS Linux 6.
Este artigo foi revisto pela equipe de produtos Oracle e está em conformidade com as normas e práticas para o uso de produtos Oracle.