OAC – Implantação do Modelo de Dados

Por Carina Mendes Oracle ACE
Publicado em Outubro 2018

Revisado por Francisco Riccio




O objetivo deste artigo é demostrar o fluxo de trabalho para obter e implantar o arquivo de modelo de dados ambiente Oracle Analytics Cloud - OAC. Como podem ver o modelo de dados trata-se de nosso bom e velho amigo repositório de metadados, onde se faz a modelagem da camada semântica para provisionar novas “Áreas de Assunto” que serão utilizadas no desenvolvimento dos Dashboads do Analytics ou Projetos no Data Visualization:





Passo 1: Obter o Snapshot do OAC:

O OAC trabalha com um conceito chamado Snapshot, que é basicamente a captura de configurações, parâmetros e desenvolvimentos realizados no ambiente e existentes no momento em que o Sntapshot foi gerado e compacta em um arquivo de extensão “.bar”:




Para gerar o Snapshot siga os seguintes passos:

  1. Clique no Menu de Navegação,
  2. Console,
  3. Snapshot e
  4. Novo Snapshot.




Para gerar um novo Snapshot, é obrigatório inserir uma descrição para o arquivo:




Aguarde alguns segundos e observe que o Snapshot irá aparecer listado abaixo. Selecione a opção para realizar o procedimento de download conforme orientado na imagem a seguir:




É necessário inserir a senha de login para realizar o download do Snapshot em formato “.bar” em sua máquina/servidor local. Esta senha será solicitada novamente:






Passo 2: Extraindo o Modelo de Dados .rpd do Arquivo .bar:

O formato “.bar” é como uma compactação de arquivos, semelhante ao .zip ou .war, por tanto eu utilizo o descompactador WinRar para ter acessos aos arquivos que desejo. Em nosso caso, será o “default.rpd”:




Após descompactar, navegar pelo diretório de pastas “bar\datamodel\rpd” que você encontrará o modelo de dados:






Passo 3: Abrir e Editar o Modelo de Dados:

Para abrir o Modelo de Dados é necessário baixar e instalar a ferramenta de administração conhecida como “Admin Tool”, específica para o OAC, disponível no site da Oracle Technology Network:




Após a instalação, basta abrir o Admin Toole abrir o arquivo “default.rpd” utilizando a senha de administrador inserida no momento do download do Snapshot. O Modelo de dados já vem com uma estrutura “Dumy” de exemplo, mas você pode realizar a modelagem de acordo com seu projeto.




Lembrando que para importar os metadados de origem, você deve instalar em sua máquina/servidor local, o driver ODBC correspondente ao banco de dados de origem. Por exemplo: Oracle 11g/12c, Hive, Impala, etc.






Passo 4: Implantar o novo Modelo de Dados no OAC:

Após a modelagem do arquivo .rpd, é necessário aplica-lo de volta na nuvem:




Certifique-se de que seu Modelo de Dados não contém nenhum erro ou inconsistência, salve e feche-o para que possa seguir os passos de implantação do arquivo na nuvem do OAC:

  1. Clique no Menu de Navegação,
  2. Console,
  3. Snapshot e
  4. Replace Data Model.




Em seguida realize o upload do arquivo “default.rpd” e insira a mesma senha utilizada para gerar o Snapshot anteriormente, clique em “OK” e aguarde alguns instantes para que o novo modelo de dados seja implantado no OAC:




Após a implantação o Modelo de Dados se encontrará disponível para o desenvolvimento de novas análises do OAC:

 




Carina Mendes - Business Intelligence Consultant.
Formação Acadêmica em Gestão Financeira e Estatística, Atuação técnica no desenvolvimento de projetos em Oracle BIEE 10g/11g e Oracle Endeca Information Discovery 3.1. Linguagens e ferramentas: Oracle SQL, ODI, AdminTool, Shell, Html e CSS.

Este artigo foi revisto pela equipe de produtos Oracle e está em conformidade com as normas e práticas para o uso de produtos Oracle