Oracle Java SE Releases FAQ

Publicado em Janeiro 2019


Artigo publicado originalmente em inglês em: https://blogs.oracle.com/java-platform-group/oracle-java-se-releases-faq



Q1: Java ainda será de graça após Janeiro de 2019?

Sem dúvida. Como tem sido pelas últimas duas décadas, a Oracle tem mantido a plataforma Java livre e aberta, fornecendo atualizações de estabilidade, performance e segurança da versão atual sem custo. A Oracle também continua fornecendo correções críticas gratuitamente, agendadas com um ano de antecedência, atualizações adicionais (quando requeridas), e duas atualizações de funcionalidades por ano (de acordo com a nova cadência de lançamento de novas versões), que também incluem atualizações críticas.
A Oracle faz todo esse desenvolvimento através da comunidade open source OpenJDK, fazendo com que nossas contribuições estejam disponíveis para serem portadas, analisadas e usadas por todos. Você pode baixar as atualizações mais recentes da Oracle, de graça, com a licença open source, no site jdk.java.net, e para desenvolvimento e testes do Oracle JDK a partir do OTN.



Q2: O que significa "Fim das Atualizações Públicas" (“End of Public Updates”)?

Depois de cinco anos de disponibilidade, o Java 8 está entrando em "Fim das Atualizações Públicas" ("End of Public Updates") no início de 2019 - como também aconteceu com Java 5 em 2009, Java 6 em 2013 e Java 7 em 2015. A Oracle disponibiliza atualizações gratuitas, previsíveis e agendadas com muita antecedência, incluindo atualizações de estabilidade, performance e segurança para a versões corrente, tanto no jdk.java.net quanto no OTN. Lançamentos referentes a versões anteriores continuam disponíveis e suportadas para clientes Oracle através do My Oracle Support durante o tempo informado.



Q3: O que significa "de graça para uso pessoal" ("free for personal use")?

As transições para "Fim das Atualizações Públicas" anteriores (Java 5 em 2009, Java 6 em 2013 e Java 7 em 2015) ocorreram em datas fixas, para todos os tipos de usuários, ao mesmo tempo.
Como anunciado em 2017, a Oracle estendeu as atualizações públicas para o Java 8 de Setembro de 2018 para Janeiro de 2019. A Oracle também estendeu as atualizações públicas do Java 8 para indivíduos, desktops pessoais ou laptops até o fim de 2020. Isso disponibiliza atualizações gratuitas para indivíduos que estejam utilizando qualquer tipo de aplicações "B2C" que talvez estejam utilizando recursos como Applets, Web Start e Java FX (que foram removidas a partir do Java 9 em diante). Mais informações sobre este tópico foram publicadas também em 2017.
Isso significa que indivíduos que precisam do Java 8 para games, internet banking, ou outras aplicações de uso pessoal em seu desktop ou laptop continuarão a obter atualizações gratuitas até pelo menos 2020.
Usuários comerciais podem atualizar para uma versão mais recente, disponibilizada gratuitamente pela Oracle, ou considerar uma Java SE Subscription, case seja importante manter versões antigas como Java 8.



Q4: Qual é o cronograma para "Fim de Atualizações Públicas" (“End of Public Updates”) do Java 8?

A atualização agendada para 15 de Janeiro de 2019, um Critical Patch Update (8u201, e o Patch Set Update relativo 8u202) é a última disponibilizada sob alicença BCL, que é gratuita para uso geral em desktops e servidores, e tem sido a licença do Oracle JDK por muitos anos. A atualização seguinte do Java 8, agendada para 16 de Abril de 2019 (8u211 e o Patch Set Update relativo 8u212), será disponibilizada sob uma nova licença que será livre para uso pessoal individual, uso em desktop, e também livre para fins de desenvolvimento, teste, prototipação e demonstração.
Os lançamentos mais recentes do Java permanecem gratuitos e sob licença open source a partir do site jdk.java.net, ou com licença de uso livre para desenvolvimento, teste, prototipação e demonstração a partir do site OTN.
Java SE Subscriptions estão disponíveis para quem quiser continuar com as atualizações do Java 8 disponibilizadas a partir de 16 de Abril de 2019 (uso comercial ou de produção). O artigo Java SE Subscription FAQ possui mais informações, incluindo preços.



Q5: Pode uma atualização do Java 8, lançada antes de Abril de 2019 e obtida sob a licença BCL, continuar a ser utilizada depois de Janeiro de 2019?

Sim. Você pode utilizar qualquer versão do Java sob os termos da licença a qual esta foi disponibilizada para você. O novo licenciamento para atualizações do Java 8 apenas se aplicam a atualizações lançadas sob a nova licença (depois de Janeiro de 2019), começando a atualização agendada para 16 de Abril de 2019.
Atualizações públicas mais antigas, chegando até o Java 1.1, estão disponíveis nos Java Archives. Estas versões antigas são disponibilizadas para auxiliarem os desenvolvedores a investigarem falhas em sistemas antigos. Elas não são atualizadas com os últimos patches de segurança e não são recomendadas para uso em produção.



Q6: Sou cliente Oracle de um produto que usa Java. Você pode confirmar que as atualizações e suporte ao Java estão incluídas com este produto?

Sim. Se você é um cliente Oracle com um produto suportado que requer Java SE, você continua a ter acesso às atualizações da Oracle referente ao Java, conforme requerido pelo produto contratado e suportado, sem custos adicionais. Veja mais detalhes em My Oracle Support (MOS) (requer login).



Q7: Porque o Java Auto Update recomenda remover versões não utilizadas do Java?




O mecanismo do Java update rotineiramente recomenda remover versões antigas depois de finalizar uma atualização, visando manter seu sistema limpo.
Iniciando em Janeiro de 2019, o mecanismo de auto update poderá também detectar se você não utilizou Java no seu computador por seis meses ou mais e, caso positivo, pode oferecer a possibilidade de remover o Java ao invés de atualizar.
Clientes que instalaram Java a partir do Oracle eDelivery or My Oracle Support não devem ver essas mensagens. Se você acidentalmente desinstalar o Java e decidir posteriormente que precisa dele novamente, você pode sempre reinstalá-lo. Basta visitar java.com/download, ou através do seu canal Oracle de suporte ao cliente e demais canais de entrega.



Q8: E se eu for um ISV?

As respostas para todas essas questões se aplicam a ISVs e àqueles utilizando Java para propósitos internos. ISVs que precisam permitir aos usuários escolherem qual versão de Java para rodar suas aplicações podem seguir a abordagem de suportar tanto a última versão disponibilizada gratuitamente pela Oracle quanto a versão mais antiga disponível através do Java SE Subscription. ISVs que distribuem Java em suas aplicação podem escolher as versões livres disponíveis em jdk.java.net (OpenJDK) ou contatar a Oracle para obter atualizações do Oracle JDK.



Q9: Há outros conteúdos sobre esse assunto?



Este artigo foi revisto pela equipe de produtos Oracle e está em conformidade com as normas e práticas para o uso de produtos Oracle