Artigos
Desempenho e Disponibilidade de Banco de dados
Este é mais um artigo da série que irei escrever enquanto me preparo para o exame de atualização do OCM para a versão 12c. Estes artigos serão criados antes da prova e serão baseados apenas nos tópicos do exame.
Indice de artigos do tema Data and Performance Management:
No Oracle Database 12c surgiu o Adaptive SQL Plan Management, onde ocorreu uma mudança no processo de evolução (evolving) dos SQL plan baselines. Existe uma nova tarefa automática chamada SYS_AUTO_SPM_EVOLVE_TASK, que roda na janela de manutenção default do banco de dados (default maintenance window).
Formas de capturar os planos:
Automatic plan capture à A forma automática é habilitada através do parâmetro de banco de dados OPTIMIZER_CAPTURE_SQL_PLAN_BASELINES. Para habilitar basta modifica-lo para TRUE (O default é FALSE).
Manual plan capture à Carrega os planos de execução para os comandos SQL de forma manual, através de:
Criando SQL Plan baselines
No banco de dados Oracle Database 12c a evolução das baselines existentes é automatizada através de uma tarefa chamada SYS_AUTO_SPM_EVOLVE_TASK, que faz parte do “sql tuning advisor”.
Para verificar se está habilitada, podemos utilizar o Oracle Enterprise Manager Cloud Control 12c no seguinte caminho: Administration à Oracle Scheduler à Automated Maintenance Tasks.


Infelizmente no Oracle Enterprise Manager Cloud Control 12c R4, que é utilizado durante o exame, não está disponível a alteração dos parâmetros desta tarefa via interface gráfica.
Parâmetros desta tarefa:

Para alterar os valores, podemos utilizar a procedure SET_EVOLVE_TASK_PARAMETER:
BEGIN DBMS_SPM.set_evolve_task_parameter( task_name => 'SYS_AUTO_SPM_EVOLVE_TASK', parameter => 'TIME_LIMIT', value => 2400); END; /
Para mostrar as informações dos planos que sofreram evolução durante a execução desta tarefa automática, podemos utilizar a função REPORT_AUTO_EVOLVE_TASK.

Evolução manual das SQL Plan Baselines
No banco de dados Oracle 12c, a função DBMS_SPM.EVOLVE_SQL_PLAN_BASELINE foi “aposentada” e agora devemos utilizar a nova API chamada de SPM evolve advisor.
Tipicamente, devemos seguir os seguintes passos:
Vamos à um exemplo.

Como podemos observar, não existem SQL Plan Baselines criados:

Criando uma tabela para os testes:

Coletando as estatísticas da tabela:
Executando a query:
Mostrando o plano de execução:
Utilizando o SQL_ID da query para carregar o SQL plan baseline:



Após selecionar o SQL_ID, basta dar OK:

Detalhes do JOB que foi agendado:

Verificando o plano carregado:

Criando um índice para melhorar o plano de execução:

Executando a query novamente:
Ao verificar o plano, constatamos que o índice não foi utilizado e que o SQL plan baseline antigo foi usado.

Verificando a a aba “Plan Control”, podemos verificar que existe um novo plano, mas ainda não foi “aceito”.
Para que ele se torne “aceito”, devemos esperar a “maintenance window” ou fazer a evolução manual deste SQL plan baseline.
Criando uma tarefa para evolução manual do plano:


Verificando o resultado da execução:

Agora o novo plano de execução está com o status de “aceito”:

Executando novamente a query:

Verificando o novo plano de execução:

Alex Zaballa, formado em Análise de Sistemas, é especialista em Banco de Dados Oracle com sólidos conhecimentos em Servidores de Aplicação e Sistemas Operacionais; trabalha com Oracle há 16 anos, é Oracle ACE Director, certificado OCM Database 11G/Cloud e conta com mais de 200 outras certificações em produtos da Oracle.
Este artigo foi revisto pela equipe de produtos Oracle e está em conformidade com as normas e práticas para o uso de produtos Oracle.